A Câmara dos Deputados realizou na manhã de 26 de junho sessão solene em homenagem à Universidade da Amazônia (Unama) pelos 50 anos de fundação e também em razão do curso de Direito, que tem o mesmo tempo. A solenidade ocorreu em atenção ao requerimento do deputado Raimundo Santos (PSD-PA) e reuniu autoridades como o ministro das Cidades, Jader Filho, o procurador-geral de Justiça do Pará, César Mattar Júnior, além de representantes do Grupo Ser Educacional, a reitora da instituição, Maria Betânia Fidalgo Arroyo, o chanceler da Universidade, José Janguiê Diniz, membros do corpo administrativo, professores e alunos.
No plenário Ulysses Guimarães, o congressista Raimundo Santos revelou que foi incentivado a abandonar a carreira bancária e ingressar na universidade pelo hoje saudoso professor Edson Franco, um dos cofundadores e primeiro reitor. “Ele me disse que conhecimento é tudo, fundamental para o crescimento pessoal e profissional”, recordou o parlamentar, que de fato cursou Direito na Unama, a pioneira da rede privada no Estado, pela qual confessou ser um “eterno apaixonado”. Ele informou que três filhas e um filho também foram graduados no mesmo estabelecimento de ensino, sendo que Raimundo Santos Júnior tornou-se inclusive professor da Unama.
O ministro Jader Filho parabenizou o deputado pela iniciativa em tributo à Unama, com a qual afirmou ter uma relação de carinho e gratidão. Ele ficou emocionado ao recordar que também foi estudante na instituição, bem como o seu irmão, o governador do Pará Helder Barbalho. “Me passou uma espécie de filme da minha passagem e dos bons momentos da Unama, dos amigos que tenho até hoje e pessoas conhecidas lá, dos professores, dos ensinamentos, das conversas com o professor Edson Franco e pessoas queridas”, disse, revelando que o filho Lucas está se formando em Administração, o mesmo curso em que obteve graduação, fato que, conforme ressaltou, a sua ligação com a Unama “vai ter outros capítulos”. Para Jader Filho, a importância da universidade é comprovada com os profissionais que atuam nas mais diversas áreas, seja da política, economia e das artes. “Ela contribui a direção do próprio Estado”, salientou.
O procurador-geral do Estado concordou com o ministro, entendendo que com a sessão solene “a Unama se transforma em farol nacional”, e pôs o Ministério Público do Pará (MPPA) à disposição da universidade. A reitora Betânia Fidalgo Arroyo, que entrou na instituição com 15 anos, formou-se em 1980 na primeira turma de Pedagogia e exerce a função de reitora, disse que o deputado Raimundo Santos “honra a educação” com a sessão solene. Ela também declarou que o empresário José Janguiê Diniz, proprietário do Grupo Ser Educacional, é “um visionário”, e que a proposta desde que adquiriu a Unama, da qual tornou-se chanceler, era transformá-la na maior e melhor universidade da região norte do País, o que já um fato.
Em sua manifestação, o executivo agradeceu pela homenagem à Unama “na Casa do Povo do Brasil”. “Este é um encontro de celebração de uma história de muito sucesso: a Unama completa 50 anos de atividades em 2024, e comemoramos também os 50 anos de fundação do curso de Direito, um dos mais antigos da região norte”, disse, no início de seu discurso.
“Fundada em 1974, a Unama já formou milhares de profissionais e tem contribuído com a sociedade, a educação, a ciência e a cultura, não só da região, mas de todo o Brasil. Em 2014, a universidade passou a fazer parte do Grupo Ser Educacional, que tenho a honra de ser o fundador e presidente do Conselho de Administração, e hoje ela atua em todo o Brasil juntamente com as marcas Uninassau, UNG, Unifael e Uni7, grupo que tem a missão e o propósito de produzir, disseminar e socializar conhecimento nos diversos campos do saber, formando profissionais e seres humanos empreendedores e inovadores, preparados para o mundo global do trabalho presente e futuro”, salientou.
De acordo com Janguiê Diniz, a Unama é hoje líder em educação privada na região norte com suas unidades presenciais e de Ensino a Distância (EaD), sendo “referência em ensino, pesquisa e extensão com conceito 5”, o máximo no Ministério da Educação. Ele informou que são mais de 35 mil alunos, mais de mil professores em sete campus presenciais no Pará. Além de Belém, que detém três campus, ela está presente nas cidades de Ananindeua, Castanhal, Marabá e Santarém. Há unidades ainda no Estados do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima.
Com o final da solenidade, a Unama fez a entrega da medalha comemorativa pelos 50 anos a algumas autoridades, entre elas o ministro Jader Filho e o deputado Raimundo Santos.