Dentro das atividades oriundas da Semana Mundial do Meio Ambiente, a sessão especial, requerida pelo presidente regional do Partido Ecológico Nacional, deputado Raimundo Santos, debateu ontem, no auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, a Gestão Ambiental com o tema Um Compromisso para o Desenvolvimento Local.
Durante a sessão foram mencionados importantes temas relacionados ao meio ambiente tais como os grandes projetos que estão sendo implantadas no Pará sem os necessários estudos de impacto ambiental como é o caso da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós; a questão dos resíduos sólidos, sendo levantado o problema do aterro sanitário de Marituba que tem prejudicado a população do entorno pelo mau odor do chorume e as doenças provocadas principalmente às crianças; as mudanças climáticas geradas pelo aquecimento global e a biodiversidade de nosso estado.
Como palestrantes participaram: o mestre em recursos hídricos, professor Leonardo de Araújo Neves; professora Heline Santana Modesto, mestre em engenharia sanitária e ambiental; professora Helenice Quadros de Menezes, mestre em geologia e geoquímica; Dr. Maurício Castro da Costa, doutor em agroecossistemas amazônicos; Dra. Gracialda Ferreira, doutora em botânica; e Dra. Andreia Condurú de Sousa Cardoso, doutora em sócio desenvolvimento ambiental.