Através do requerimento nº 52/2017, apresentado pelo deputado Raimundo Santos, foi implantada, na manhã desta quarta feira 29/03, a comissão de representação externa da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, que vai acompanhar o andamento da discussão sobre o Aterro Sanitário de Marituba.
Os cinco deputados que compõem a comissão, presidida pelo autor do requerimento, deputado Raimundo Santos, iniciaram os trabalhos nesta manhã e estiveram reunidos com uma comitiva formada por moradores do principal municipio afetado.
A comissão foi formalizada pela Mesa Diretora e pelo presidente da ALEPA, e será publicada em diário oficial na proxima segunda feira. Após a publicação, a comissão terá pleno poderes para representar a Assembleia Legislativa do Estado do Pará em todos os desdobramentos da discussão e solução dos problemas causados pelo lixão de Marituba.
A população não somente de Marituba, mas também, de Ananindeua e moradores do entorno da BR-3016 e Alça Viária, sofrem com mau cheiro e os problema ambientas causados pelo lixão, como a poluição que afeta as nascentes e rios. Há casos de doenças e mortes, nesses municipios, tendo como principal suspeita a poluição da água vinda dos arredores do Aterro Sanitário.