No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Assembleia Legislativa, em sessão solene, entregou o Prêmio Qualidade de Vida Ambiental no Pará a pessoas que se destacam na promoção de ações ambientais. A honraria foi instituída através do Projeto de Resolução nº 01/2013, de autoria do deputado Raimundo Santos, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Alepa, líder da bancada e presidente estadual do PEN, o Partido Ecológico Nacional, que é também autor do requerimento que originou a solenidade anual. O presidente Márcio Miranda surpreendeu o deputado Raimundo Santos, chamando os parlamentares presentes e os convidados da mesa oficial para outorgar-lhe o Prêmio Qualidade de Vida Ambiental.
Na mesa oficial, estavam os secretários de Meio Ambiente do Estado, Luiz Fernandes, e de Belém, Fabrício Dias; o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, deputado João Chamon, o vereador Gustavo Sefer; a dirigente da Ong Noolhar, Patrícia Gonçalves; e o superintendente da Ceplac PA, José Raul Guimarães.
A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia e serve para evidenciar iniciativas em defesa do meio-ambiente e também estimular a participação da sociedade no debate quanto ao aproveitamento racional dos recursos naturais.O Prêmio Qualidade de Vida Ambiental no Pará destaca a importância das práticas sustentáveis e incentiva projetos que proporcionem qualidade de vida melhor a todos.
O desafio é promover a sustentabilidade, principalmente nas nas escolas, destaca Raimundo Santos, que aposta na educação ambiental para formar cidadãos mais (cons)cientes da relação com o ambiente. Controlar o consumo de energia, reciclar o lixo, reutilizar a água e reaproveitar materiais é um exercício diário e trabalhoso, mas necessário, defende o parlamentar, lembrando que, em escala global, a degradação ambiental coloca em risco o próprio planeta.