
A Assembleia Legislativa realizou sessão solene, ontem, para celebrar os 105 anos da Igreja Assembleia de Deus, que surgiu em Belém e se espalhou para o mundo. Este ano será novamente feita a reconstituição, na Escadinha do Cais do Porto, do desembarque dos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores da igreja, com a multidão em trajes de época e caminhada que culminará com culto na Praça da República.
A história da Assembleia de Deus tem origem na iniciativa de dois jovens missionários, que partiram da Suécia e desembarcaram na capital paraense no dia 19 de junho de 1910. Eles criaram a Primeira Igreja Batista e, em 18 de junho de 1911, fundaram uma nova igreja, intitulada Missão da Fé Apostólica, cujos próprios membros decidiram denominar, algum tempo depois, Assembleia de Deus.

O deputado Raimundo Santos, autor da sessão, destacou uma das agraciadas, Honorata Andrade, que é líder da Missão com Mulheres e irmã de Isa Cunha, paraense que lutou pelas liberdades democráticas durante a ditadura militar, foi presa e torturada, e hoje dá nome a comenda com a qual o Poder Legislativo do Pará homenageia os que se destacam na luta pelos direitos da mulher e da cidadania. Isa Cunha foi uma das fundadoras da Sociedade Paraense dos Direitos Humanos (SDDH), do Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade.
O deputado Raimundo Santos foi um dos agraciados com a medalha alusiva aos 105 anos da Igreja Assembleia de Deus, juntamente com Nelson de Oliveira Cardoso, Ronaldo Martins Barata, Sinval Ferreira entre outros. E o post mortem, Celina Martins de Albuquerque e Melquisedech Pereira dos Santos.