Para comemorar os vinte anos da Universidade do Estado do Pará, o deputado Raimundo Santos presidiu nesta segunda-feira (10/06) uma sessão solene em homenagem à instituição. O requerimento para a realização da sessão, de autoria do deputado, foi aprovado por unanimidade no plenário da Alepa.
Raimundo Santos destacou que “este é o momento de festejar e de estar atento ao que é necessário fazer em nível acadêmico, para a valorização da Universidade do Estado, para devolver à instituição as condições para que possa desenvolver seu papel como geradora de conhecimento”.
O reitor da UEPA, Juarez Quaresma, agradeceu a homenagem, como um reconhecimento público da importância da universidade. “Tentar resumir os desafios e contribuições que a UEPA tem prestado à sociedade não é possível. A instituição tem desenvolvido a sensibilidade necessária para levar às mais diversas regiões desse Estado os cursos que atendam as demandas da sociedade no interior”, destacou o reitor.
Segundo ele, a UEPA está presente em 52 municípios, com 15 campi próprios nos principais municípios do estado. A comunidade acadêmica totaliza cerca de 20 mil pessoas, entre estudantes, funcionários e professores, e todos os anos oferece 3.500 vagas em 25 cursos de graduação e 90 em mestrados.
Juarez Quaresma ressaltou ainda o papel social da instituição. “52% dos nossos alunos são oriundos de escola pública, e 60% deles estudam no interior, o que demonstra a inserção e a grandiosidade da instituição”, enumerou o reitor.
Na sessão solene, o reitor Juarez Quaresma recebeu um diploma de homenagem especial da Assembleia Legislativa pelo 20 anos da universidade.
A Uepa foi criada pela Lei Estadual n° 5.747 de 18 de Maio de 1993 e autorizada a funcionar através do Decreto Presidencial de 04/04/1994, com os cursos de graduação: Licenciatura em Educação Física, Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Pedagogia, Educação Artística com Habilitação em Música, Licenciatura em Matemática e Formação de Professores para Pré-Escolar e 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental.
Fotos:
Fonte: Imprensa Alepa