DestaquesNotícias

Audiência Pública discute produção de dendê no estado do Pará

A Comissão de Relações de Trabalho, Previdência e Assistência Social (CRTPAS), presidida pelo deputado estadual Raimundo Santos (PEN), realizou na tarde de quinta-feira (23), no auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, uma audiência pública para discutir a produção de dendê no estado do Pará, sua cadeia produtiva, a verticalização da produção e a geração de emprego e renda no estado.

Deputado Raimundo Santos presidindo audiência pública do dendê

A mesa foi composta pelo deputado estadual Raimundo Santos; Secretário de agricultura, Hildegardo Nunes; Davi Araújo Leal, Secretário de Estado de Indústria, Comércio e Mineral; Cassio Andrade, deputado estadual; Iran Lima, prefeito de Moju; Dr. Pedro Emerson Gazel (UFRA), especialista em cultura de dendê; Roberto Yokoyama (DENPASA), Presidente da Camara Setorial da Palma do Estado do Pará; Raimundo Alves Filho (AGROPALMA), Luiz Pinto de Oliveira (CEPLAC), Eduardo Leão (BIOPALMA), Socorro Sabá, representando Antonio Neto (ARCON); Dr. Hilton Hennington Bentes Neto, representando o Dr. Luiziel Guedes (IMETRO/PA) e Rui Alberto Gomes Junior, pesquisador da EMBRAPA.

O presidente da CRTPAS e requerente da audiência, deputado Raimundo Santos, ressaltou a importância do tema e das autoridades presentes. “Agradeço a presença de todas as autoridades, doutores, estudantes e servidores da casa para discutirmos este palpitante tema que é de extrema importância para geração de emprego e renda em nosso estado”, disse. Para o Secretário de Agricultura do Estado do Pará, Hildegardo Nunes, o Pará só tem a ganhar com a produção do dendê. “Temos muito ânimo para discutir a produção do dendê que significa uma verdadeira revolução verde para o estado do Pará”, comentou. O prefeito do município de Moju, foi categórico com relação a produção do dendê. “O carro chefe do agronegócio é o dendê”, enfatizou.

O óleo de palma, extraído do dendê, é muito popular na culinário brasileira, sendo fonte natural de vitamina E e vitamina A. É o óleo mais apropriado para a fabricação de margarina, manteiga vegetal para uso na fabricação de pães, bolos, tortas e biscoitos. O óleo de palma, ou azeite-de-dendê, pode substituir também o óleo diesel; pode ser usado na fabricação de sabão, cremes corporais, velas, graxas, lubrificantes, detergentes e amaciantes. A cultura da palma irá impulsionar a agricultura familiar, podendo gerar a cada família uma renda mensal de três mil reais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Congresso de Adolescentes 2024 – Remanescentes Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém