Dezenas de pessoas participaram, ontem, no município de Ananindeua, da cerimonia de entrega de diplomas do Programa de Qualificação para os formandos nos cursos de corte e costura, auxiliar administrativo e operador de caixa. A parceria entre Governo do Estado, Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (SETER), Associação de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (ABRADESA), viabilizada pelo deputado Raimundo Santos, proporcionou a geração efetiva de emprego e renda para dezenas de famílias no município.
Daniele de Souza, aluna formada em corte e costura, frisou a importância da realização do curso. “Eu tive a sorte de participar do Programa de Qualificação, no curso de corte e costura, que durou cento e trinta dias. Não tivemos custo algum para participar e ainda tivemos um auxilio vale-transporte. Quero agradecer primeiramente a Deus e, em segundo lugar, ao deputado Raimundo Santos, a SETER, na pessoa do secretário Rodivan Nogueira, e a ABRADESA, na pessoa do Prof. Manoel Leite Carneiro, por essa grande oportunidade”, disse.
O Pr. Nerias Pinheiro da Costa, presidente das Assembleias de Deus na Cidade Nova, comentou a participação da Igreja no Programa de Qualificação e o papel social que a instituição deve representar. “Hoje tivemos a honra de presenciar a formatura dos alunos da primeira turma nos cursos profissionalizantes, fruto de uma belíssima parceria entre a Abradesa, Governo do Estado, Seter, deputado Raimundo Santos e nossa Igreja. Tivemos um numero expressivo de alunos já na primeira turma e isso nos deu a oportunidade de ajudar nossos irmãos que lutam em busca de emprego para manter suas famílias; e esse tratabalho de qualificação está agindo exatamente nisso: na geração de emprego e renda”, entatizou.
Além da participação de alunos formandos do Programa de Qualificação, o evento contou com a presença de alunos que já foram inseridos no mercado de trabalho. Emocionado, o empresário Nilton Atide falou da contratação efetiva de alguns alunos em sua empresa têxtil, que fornece uniformes a diversas empresas no Pará. “Atendemos, hoje, grandes empresas como Vale, Hydro, Albras e vários outros empreendimentos. Dentro da iniciativa do Projeto de Qualificação do deputado Raimundo Santos eu tenho o prazer de receber em nossa empresa pessoas treinadas dentro desse Projeto que forma, além de outros, costureiros para o nosso seguimento têxtil, e que tem um apelo social muito grande, tirando pessoas da zona de risco”, comentou.
O presidente da Associação de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, Prof. Manoel Leite Carneiro, falou sobre a importância da qualificação para geração de emprego e renda e parabenizou a parceria para a realização dos cursos profissionalizantes. “Quero parabenizar o governador Simão Jatene, que através do deputado Raimundo Santos proporcionou esta grande realização. Quero também agradecer, em nome da Abradesa, à Assembleia de Deus que nos cedeu um amplo e aconchegante espaço físico. Eu fiquei muito satisfeito porque além de termos dado o curso, hoje na formatura já apareceram alunos devidamente empregados; e esta é a nossa principal finalidade” comentou.
Durante a cerimonia de formatura, as alunas de corte e costura apresentaram um lindo desfile com roupas confeccionadas por elas mesmas durante a realização do curso.