“Nossa principal base produtiva é o setor mineral, mas o Pará ainda não vive os benefícios de sua verticalização”, pontuou, hoje, o presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Pará, deputado Raimundo Santos, durante seu discurso na sessão solene em homenagem ao Dia e Semana da Mineração no estado, no Plenário da Assembleia Legislativa do Pará. “É a meta da Frente Parlamentar da Mineração ver disseminado o conhecimento da cultura mineral e a verticalização da mineração no estado”, finalizou.
A sessão, requerida pelo deputado Raimundo Santos, contou com a presença do presidente do Sindicato das Empresas Minerais do Pará, José Fernando Gomes Junior, o qual elogiou a oportunidade do debate no parlamento estadual. “Nós só temos a agradecer à brilhante condução do deputado Raimundo Santos como presidente da Frente da Mineração, que leva aos quatro cantos do Pará a importância do setor minerário e no que as empresas mineradoras podem mudar”, enfatizou. Também participaram da sessão os deputados Airton Faleiro, Iran Lima, Coronel Neil, Renato Ogawa, Eliel Fautino, Chamon.
A Frente Parlamentar da Mineração propõe políticas públicas que considerem as especificidades regionais, como remunerar adequadamente os benefícios que a natureza preservada do Pará presta ao Brasil, inclusão de critérios ambientais nos repasses do FPE e criação do FPE-Ecológico; e dar tratamento preferencial às populações amazônicas, historicamente excluídas do processo de desenvolvimento nacional.
O deputado Raimundo Santos é autor da lei que instituiu o Dia da Mineração no Pará ( lei nº 7.603/2012), que remete à data do início da pesquisa mineral em Serra Pelada (14 de março), e do Decreto Legislativo que estabeleceu a Semana Estadual da Mineração.
Fotos: