O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Alepa, deputado Raimundo Santos, solicitou ontem, através de projeto de indicação, um adicional de compensação orgânica para os profissionais do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Pará que desenvolvem atividades hiperbáricas. Esse adicional irá alcançar um pequeno número de profissionais que exercem essa atividade no Corpo de Bombeiros, devido à difícil formação de profissionais desta área.
De acordo com o deputado Raimundo Santos “este projeto visa fazer justiça aos Bombeiros Militares que exercem uma das atividades mais insalubres do mundo: a de mergulhador. São aqueles que tem a missão constitucional de salvar não somente pessoas que se afogam ou apagar incêndios, mas de fiscalizar os rios, embarcações naufragadas etc”, disse. Desse modo, mergulhando em profundidades que afetam de maneira exponencial a saúde humana, são submetidos a um estresse violento que atinge sua mente e sistema nervoso.
O presidente da CCj na Alepa, que também é Ouvidor da Casa, espera que o governador do estado, Simão Jatene, possa acatar esse projeto, visto que o trabalho do Corpo de Bombeiros do Pará é heroico e já salvou incontáveis vidas.