Foi realizado na manhã de quinta-feira, 14/06, na Alepa, o lançamento da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração do Pará. A sessão solene contou com a presença do Centro das Indústrias do Pará (CIP), Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), Conselho dos Jovens Empresários (Conjove) da Associação Comercial do Pará, Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Pará (Sebrae), empresas de mineração, e as Secretarias de Estado de Comércio, Indústria e Mineração (Seicom) e Meio Ambiente (Sema), além da Universidade Federal Rural da Amazônia e IV Distrito Naval.
“O principal objetivo da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Estado do Pará é valorizar a mineração sustentável como atividade essencial para o desenvolvimento socioeconômico, qualificar a mão de obra local e melhorar a qualidade de vida da população paraense”, disse o presidente da Frente Mineral, deputado Raimundo Santos, ao abrir a sessão solene.
Na ocasião, o presidente do SIMINERAL, José Fernando Gomes Júnior, agradeceu ao dep. Raimundo Santos. “Este momento não poderia ser melhor e gostaria de agradecer a iniciativa do dep. Raimundo Santos em trazer a questão da mineração ao debate social”, disse. A vereadora Irismar Melo também comentou sobre a criação da Frente. “Agradeço primeiramente a Deus e ao deputado Raimundo Santos. Sabemos que temos muito o que avançar na questão da mineração sustentável e a Câmara de Vereadores de Marabá também irá aderir à Frente”, comenta.
Segundo o deputado Raimundo Santos, a Frente abrirá um canal direto para a discussão de diretrizes que promovam uma mineração mais sustentável na região, crie redes de fornecedores nos empreendimentos locais e incentive a verticalização da produção mineral, já que o Pará é um dos principais produtores de minério do Brasil.
Algumas fotos da sessão: