O Deputado Raimundo Santos, membro da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente, Geologia, Mineração e Energia – CEMAGME, apresentou, na manhã desta quarta-feira (08), no Plenário da Assembleia Legislativa do Pará – Alepa, o Projeto de Resolução para a criação da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Estado do Pará e o Projeto de Lei de criação do Dia Estadual da Mineração, a ser celebrado anualmente no dia 14 de março.
Um dos objetivos da Frente é “valorizar a mineração sustentável como atividade essencial para o desenvolvimento socioeconômico e para a melhoria da qualidade de vida da população paraense”. O desenvolvimento, proposto pela Frente Parlamentar, envolve, portanto, ao mesmo tempo, o compromisso com a justiça social, a viabilidade econômica e o equilíbrio ambiental.
Segundo o deputado Raimundo Santos, a indústria mineradora é a atividade produtiva que mais investe no Pará, gerando cerca de 230 mil postos de trabalho no Estado, entre empregos diretos e indiretos. A produção mineral corresponde a 90% das exportações paraenses levando o Pará a ser o segundo maior produtor mineral brasileiro, contribuindo com 28% da produção nacional.
Em seu discurso, Raimundo Santos enfatizou as características democrática e eficiente da Frente Parlamentar, que será composta não apenas por parlamentares, mas, também, por líderes de entidades públicas e privadas, além de organizações do movimento social interessadas na consecução dos seus objetivos. O deputado citou que já há outras Frentes criadas em alguns estados mineradores, com o mesmo alvo de defender o desenvolvimento sustentável da mineração.
Na oportunidade, o segundo-secretário, deputado Eliel Faustino (PR), parabenizou a iniciativa do deputado Raimundo Santos. Disse ainda que o projeto da criação da Frente Parlamentar aconteceu em momento oportuno e destacou a importância de desenvolvimento da mineração no Estado. “Visto que a mineração é uma das maiores riquezas da Amazônia e do Estado do Pará, faz-se necessário que esta tenha uma atenção e arrecadação à altura do que é produzido pelo Estado” concluiu.
Por sua vez, o deputado Márcio Miranda ressaltou que “devido a potencialidade mineral do Estado do Pará, medidas como essa se fazem necessárias. É preciso ter visão para entender esse momento, e o deputado Raimundo Santos teve e merece nossos parabéns e nossos cumprimentos por isso. Pode contar conosco neste pleito”.