DestaquesNotícias

Raimundo Santos defende novo piso salarial dos administradores

Deputado Raimundo Santos defende novo piso salarial dos administradores

Na tarde da última segunda-feira, 23, foi realizada, na Sala VIP da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), uma Audiência Pública, solicitada pelo deputado Raimundo Santos, que teve como propósito discutir sobre o piso salarial do Administrador do Estado do Pará.

A Audiência, que contou com um grande número de filiados do Conselho Regional de Administração (CRA-PA), foi presidida pelo deputado Raimundo Santos, presidente da Comissão de Relações do Trabalho, Previdência E Assistência Social (CRTPAS) da Alepa, pelo Presidente do CRA-PA, Adm. José Célio Santos Lima, pela Conselheira Federal de Administração, Adm. Aldemira Assis Drago e pelo Diretor de Relações Governamentais do CRA-PA, Adm. Francisco Carlos Lopes de Paula.

Vários Administradores presentes expuseram ao parlamentar suas insatisfações relacionadas à remuneração paga à categoria e os motivos pelo qual apoiavam a proposta de projeto que fixa o piso salarial dos Administradores em R$2.398,82 (dois mil trezentos e noventa e oito reais e oitenta e dois centavos).

Os profissionais lembraram que os baixos salários pagos no estado aos Administradores não atendem às expectativas dos cidadãos que investem financeiramente em uma profissão, com graduação e especialização, por exemplo, além de desvalorizarem a categoria, que recebe, no geral, nos primeiros anos de trabalho, salários muito inferiores a outros recém formados, a exemplo de  Médicos e Advogados.

O deputado Raimundo Santos esclareceu aos presentes que segundo a Lei Complementar nº 103 de 14 de Julho de 2000, os Estados e o Distrito Federal são autorizados a instituir o piso salarial aos empregados que não tenham piso salarial definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho, mas que a iniciativa deve ser do Poder Executivo e não do Legislativo. O parlamentar disse ainda que o que pode ser feito pela Alepa é uma proposta de indicação ao Poder Executivo. “Por isso eu digo que esta Audiência Pública é apenas o primeiro passo, e que temos aí uma trajetória a ser percorrida. Eu estarei conversando com o Governador do Estado, conversando com os Órgãos Competentes do Estado para, se Deus quiser, conseguirmos que a proposta, que vem de vocês e que está sendo encampada pela Assembleia Legislativa do Estado, possa ser adotada pelo Poder Executivo”, afirmou o deputado.

O Presidente do CRA-PA agradeceu Raimundo Santos por ter encampado a proposta oriunda do Conselho e lembrou que esta é uma reivindicação antiga dos profissionais paraenses. O deputado afirmou estar sendo justo. “Fui sensível à proposta porque considero justíssima. Todos os pronunciamentos que foram feitos nesta Audiência foram muito felizes, complementaram nosso entendimento, de modo que tivemos um norte muito bem desenhado, não apenas com relação ao Piso Salarial, a proposta que está sendo discutida no momento, mas sobre a valorização profissional dos nossos Administradores”, lembrou.

Ao final da Audiência, Raimundo Santos foi otimista. “10 mil filiados, 10 mil Administradores no Estado do Pará, um número expressivo, que estão acreditando no papel do Conselho e também em de cada um daqueles que estão nesta Audiência Pública. É uma luta árdua, difícil, não é fácil. As resistências com certeza serão grandiosas, mas para que haja vitória é preciso que haver luta, perseverança e responsabilidade. Isso tudo vocês têm e nós aqui nesta Casa também temos. Vamos estar juntos nesta luta e pedir a Deus que ao final sejamos vitoriosos”, concluiu.

Veja algumas fotos da audiência:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Congresso de Adolescentes 2024 – Remanescentes Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém