Santarém, terceiro município mais populoso do estado do Pará, conhecido como a Pérola do Tapajós, aderiu a causa da sustentabilidade no último dia 13, terça-feira, numa área de produção de mudas e abrigo de biodiversidade pertencente ao Instituto Gestor de Pesquisas da Amazônia – IGPA. O biólogo Pedro Paulo Siqueira Ferreira, coordenador do IGPA, conhecido na região Oeste do Pará pelos inestimáveis serviços prestados à revitalização da floresta e ampla defesa do meio ambiente, assumiu a presidência do PEN 51 em Santarém por ser um disseminador da prática sustentável no município.
Na ocasião, o presidente regional do PEN 51, deputado Raimundo Santos, participou do plantio de diversas mudas como a do Pau Rosa, da qual se extrai um óleo perfumado que serve de matéria prima para a fabricação de perfumes de circulação mundial. “Entrar em contato direto com a nossa rica flora é uma experiencia única. Estou maravilhado.”, destaca o deputado Raimundo Santos.
O IGPA possui o Projeto de Desenvlvimento Socio Ambiental que, em parceria com escolas e a comunidade local, realiza diversas ações na conscientização da prática sustentável como agente estimulador para a garantia da qualidade ambiental imprescindível para a geração do agora e também para as gerações futuras. “Temos o compromisso que ensinar o manejo correto das atividades humanas no sentido de preservar os recursos de nosso planeta não só para nossa geração, mas para as gerações futuras. Em nosso entendimento, a educação ambiental praticada na escola, teria a obrigação de informar sobre a inviabilidade da nossa existência sem o oxigênio que vem das árvores. De 2012 para cá, distribuímos mais de 200 mil mudas para a população”, enfatiza o biólogo Pedro Paulo Siqueira Ferreira.
Fotos: