A empreitada missionária dos suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg que, em 18 de junho de 1910, fundaram a Igreja Assembleia de Deus em Belém do Pará, com pouco mais de vinte pessoas e, aos 102 anos, conta milhões de fiéis espalhados por mais de 178 países ao redor do mundo, foi festejada ontem em sessão solene na Assembleia Legislativa do Pará.
Houve apresentações musicais do Coral da Igreja Itororó, Banda da Polícia Militar e Banda do Ministério de Louvor da Alepa, dentre outras. O presidente das Assembleias de Deus em Belém, pastor Samuel Câmara, destacou a iniciativa do deputado Raimundo Santos(PEN), que também é autor da lei que inseriu no calendário oficial do Pará a celebração anual do Dia das Assembleias de Deus, comemorado em dia 18 de junho.
“Estamos felizes porque a Assembleia de Deus foi a única igreja a surgir aqui em nossa cidade que ganhou representação nacional e internacional. Tivemos aqui, nesta sessão solene, um momento sublime que provou a total integração da igreja Assembleia de Deus com a sociedade paraense. Parabéns à Alepa e parabéns a todos os assembleianos que fazem parte dessa igreja forte e centenária”, declarou o pastor Samuel Câmara.
O presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda(DEM), parabenizou a iniciativa do proponente da sessão, deputado Raimundo Santos, e o seu grande empenho relacionado às causas da igreja. “Quero agradecer a iniciativa do deputado Raimundo Santos, que, além de ser um deputado extremamente comprometido com as causas do Pará, é um deputado muito atuante frente às causas da igreja Assembleia de Deus”, enfatizou. “Para nós a sessão de hoje é mais um culto em agradecimento a Deus por estes 102 Anos de Jornada Feliz”, pontuou o deputado Raimundo Santos, que é Ouvidor Geral e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Alepa.
Pastores de diversos templos da Assembleia de Deus, como Pr. Firmino Gouveia, Pr. Nelson Cardoso e Pr. Felipe Câmara; além de líderes de outras instituições religiosas participaram da sessão.
Como parte da programação de aniversário, vêm acontecendo as Maratonas Missionárias, que constatam as necessidades de cada bairro e as encaminham às autoridades. No domingo, 16, houve celebração de abertura das comemorações, no Centro de Convenções e nos 507 templos em Belém. Na segunda-feira, além da solenidade matutina na Alepa, celebração à noite no Centro de Convenções. E nesta terça-feira, 18, será realizada sessão solene na Câmara Municipal de Belém, Convenção Centenária na Igreja-mãe da Assembleia de Deus no Brasil e, às 19h, culto de encerramento.
Fotos: