Comunhão, gratidão e voluntariado marcaram a sessão solene, requerida pelo deputado Raimundo Santos, em comemoração aos cento e quatro anos da igreja Assembleia de Deus, no Plenário Newton Miranda da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, na manhã de hoje.
Centenas de pessoas, pastores e evangélicos de outras denominações compareceram na sessão. Entre as autoridades eclesiásticas: o pastor presidente das Assembleias de Deus em Belém, Samuel Câmara; pastor presidente da Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no Estado do Pará, Gilberto Marques. Os deputados Lelio Costa, Olival Marques, Iram Lima, Thiago Araújo, soldado Tércio e o deputado federal Edmilson Rodrigues também prestigiaram a sessão.
Após as apresentações de corais, grupos coreográficos e da Banda de Música da Policia Militar do Estado, foram entregues as Medalhas do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren à diversas personalidades e entidades por relevantes trabalhos de cunho evangelísticos à sociedade paraense. Os homenageados foram Daniel Berg, Gunnar Vingren, Lars Eric Samuel Nystrom, Nels Julius Nelson, Francisco Pereira Do Nascimento, Jose Pinto De Menezes, Alcebíades Pereira Vasconcelos, Firmino Da Anunciação Gouveia, Gilberto Marques De Souza, Samuel Câmara e Celina Martins De Albuquerque. As instituições homenageadas foram a Assembleia de Deus Igreja Mãe e a Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no Estado do Pará – Comieadepa.
Quebrando o protocolo, o presidente da Casa, deputado Marcio Miranda, ofereceu, em nome de todos os deputados, a homenagem post mortem ao pastor Joaquim Pereira dos Santos, que por mais de setenta anos se dedicou ao evangelho, sendo um dos pioneiros da Assembleia de Deus.
Emocionado, o proponente da sessão e autor da lei estadual que cria o Dia das Assembleias de Deus e a Sessão Solene anual em homenagem ao aniversário da Igreja, deputado Raimundo Santos, falou da importância histórica da Instituição. “Em quase quatrocentos anos da história da nossa capital, a história da Igreja Assembleia de Deus está incrustrada na história de Belém por mais de um século. Ninguém faz o resgate de vidas como as igrejas o fazem”, disse.
O pastor das igrejas evangélicas Assembleias de Deus em Belém, Samuel Câmara, enfatizou o verdadeiro ponto de partida da Igreja. “Quando alguém me pergunta onde de fato começou a história da Assembleia de Deus eu respondo: no céu. É um patrimônio divino poder estar celebrando os cento e quatro anos de nossa igreja, sabendo que é uma festa de vem do coração de cada um dos assembleianos que tem fé”, disse.
Ao final da sessão, o deputado Raimundo Santos cantou o sucesso “Preciso de Um Milagre”, com um coro uníssono entre os presentes, seguido do Hino do Pará, executado pela Banda de Música da Polícia Militar do Estado.
Fotos: Oseas Santos