Por iniciativa do presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Estado do Pará, deputado Raimundo Santos, a sessão especial que comemora o Dia Estadual da Mineração e Semana da Mineração, realizada hoje no Auditório João Batista da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, contou com diversos representantes de classes, deputados e lideranças políticas.
“O Parlamento do Pará tem a honra de poder tratar da questão mineral em nosso Estado. Quero parabenizar o deputado Raimundo Santos, que é um deputado atuante e estudioso”, comentou o presidente da Alepa, deputado Marcio Miranda a respeito do proponent da sessão, deputado Raimundo Santos. Fernando Gomes Junior, presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará – Simineral, comentou sobre a parceria com o parlamento. “A parceria do Simineral com a Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Estado do Pará tem rendido excelentes frutos; através dela, conseguimos lancer o Anuário Mineral em quatorze municípios paraenses”, disse.
O proponente da sessão, deputado Raimundo Santos, atentou para a luta, iniciada ano passado, pelo derrocamento do Pedral do Lourenço. “Nós da Frente e os deputados de maneira em geral temos trabalhado muito pela compensação da extração de minérios em nosso Estado, mas não podemos esquecer de continuar lutando pelo derrocamento do Pedral do Lourenço”, comentou.
A Semana de Mineração permite a ênfase necessária para que se trate, entre outros pontos, das estratégias utilizadas pelas empresas mineradoras a fim de garantir a sustentabilidade, defende o deputado Raimundo Santos, autor também da lei que fixou o dia 14 de março como o ‘Dia Estadual da Mineração’, no Estado do Pará. Em 1967, na mesma data, começou a pesquisa mineral na região de Carajás.
Fotos