Os 154 anos da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha do Brasil, foram celebrados na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), com Sessão Solene nesta quinta (06.06), atendendo ao requerimento do deputado Raimundo Santos. O evento é uma homenagem à batalha ocorrida no dia 11 de junho de 1865, quando a esquadra brasileira, comandada pelo Almirante Barroso, combateu os navios paraguaios por um período de oito horas e, ao mesmo tempo, reconhece o trabalho de proteção desenvolvido pela Marinha do Brasil em todo o território paraense.
A Batalha Naval do Riachuelo significa um dos maiores feitos da história das forças armadas no Brasil. Foi um acontecimento que deixou para as gerações futuras um legado de atos heróicos e ricos em lições de abnegação e amor ao País.
Em seu pronunciamento, o deputado Raimundo Santos ressaltou a importância da Marinha para a soberania nacional.
“Todo ano requeiro essa Sessão com muito orgulho pelo significado que a Batalha representa para o Brasil, porque ela foi fundamental para assegurar a soberania nacional e para a manutenção da nossa independência e integridade do nosso território e do próprio desenvolvimento do país. Nesta data devemos lembrar o papel importante que a Marinha Brasileira vem desempenhando ao logo da nossa história, desde o grito da independência, o que foi fundamental para evitar a fragmentação do país. Essas conquistas foram sempre permeadas por episódios em que os bravos defensores da Pátria cumpriram sua missão, deixando o legado com bravura, justiça e honra”, evidenciou.
Investimentos – No comando do Vice – Almirante Newton, o Estado já recebeu como investimento uma aeronave de médio porte do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), que veio para auxiliar o esquadrão da Aviação Naval no estado do Pará. O HU-2 conhecido como “Pégasus” vai colaborar nas ações operacionais da região que estão sob jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval. O Pará é o primeiro da região norte a receber esse tipo de aeronave.
Cidadania – Durante a solenidade, o deputado Raimundo Santos prestou homenagem ao Vice-Almirante do 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil, Newton Almeida Costa Neto, com o Título Honorífico de Cidadão do Pará, pelos relevantes serviços prestados à população paraense. O título foi concedido por meio Decreto Legislativo 10/2019, aprovado por unanimidade pelos parlamentares.
Desde que chegou ao Pará, em março desde ano, vem desenvolvendo trabalhos de fortalecimento das ações e programas da Marinha em comunidades ribeirinhas, tais como oferta de serviços médicos em diversas especialidades, distribuição de medicamentos, além de palestras sobre segurança nos rios e cuidados na prevenção do escalpelamento, crimes que ocorrem na região, provocados pelo eixo do motor das pequenas embarcações, em que as vítimas, em sua maioria mulheres, ao se aproximarem do motor, têm os cabelos arrancados de forma violenta.
Ao receber a honraria, o comandante do 4º Distrito Naval evidenciou a importância da homenagem e dedicou aos marinheiros e aos paraenses.
“O significado da homenagem é muito grande porque é a nossa data magna. Nós estamos aqui enaltecendo nossos heróis que lutaram para ser o país que nós somos hoje e que às vezes ficam esquecidos. Mas eles são os exemplos para todos nós marinheiros. Elevar todo o nosso trabalho e nossa história, isso para nós é muito importante. E receber essa homenagem na Casa do Povo, para nós que trabalhamos para o povo, é muito importante, é um incentivo a fazer o melhor para este Estado”, ressaltou.
Biografia – Natural do Rio de Janeiro, Newton Almeida Costa possui relevantes serviços prestados à causa militar e ao País. Ingressou nos quadros da Marinha do Brasil como Guarda Marinha, em 1984, depois ocupou vários postos na carreira chegando ao Vice – Almirantado em 31 de março de 2018.
Com o plenário completamente lotado por marinheiros e representantes das Forças Armadas, também prestigiaram o evento o Chefe do Estado Maior – Capitão de Mar e Guerra, Dionísio Junior e representantes da Polícia Militar, Tenente Coronel Paranhos; Corpo de Bombeiros, Ednaldo Lima; Guarda Municipal de Belém, Inspetor Serrão; OAB/PA, advogado Márcio Vaz; Sociedade Amigos da Marinha, Carlos Nascimento; assessor do Exército, Coronel Carlos Marra e o Jornalista Alyrio Sabbá.