DestaquesGeralNotícias

Deputado Raimundo Santos presta homenagem ao Dia do Aviador e à FAB

Uma Sessão Solene realizada no auditório João Batista na tarde desta terça-feira (29.10) homenageou o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, comemorado em 23 de Outubro. A Sessão foi proposta pelo deputado Raimundo Santos, que destacou os relevantes serviços prestados pela Força Aérea Brasileira em seus 78 anos de existência.

“A FAB cumpre um papel importantíssimo para a nossa pátria, não apenas como aquela que protege o céu brasileiro, mas também com realizações humanitárias. Ela cuida, ainda, das nossas fronteiras, apoiando as demais forças. É motivo de orgulho para a Assembleia Legislativa essa Sessão Solene que homenageia a força militar caçula, com papel fundamental para o desenvolvimento, o progresso do Brasil. A FAB também cumpre uma missão didática, já que as crianças de hoje e as futuras gerações têm na Força Aérea Brasileira uma referência de seriedade e patriotismo”, pontuou o deputado.

Além do deputado Raimundo Santos, compuseram a mesa o Sr. Brigadeiro do Ar Ricardo Freire de Campos, Comandante da ALA 9, o Tenente Coronel João Rats da Serpa Júnior, representando o General do Exército Paulo Sérgio de Oliveira, e o Comandante Militar do Norte, inspetor Claudionor de Azevedo Uchôa, representando o inspetor geral da Guarda Municipal de Belém, Sr. Almir Augusto Ferreira da Silva.

A Sessão teve como convidado o Delegado Geral da Polícia Civil do Pará, Alberto Henrique Teixeira de Barros, representado pelo delegado da PC e coordenador da assessoria de comunicação, Rodrigo Galende de Carvalho.

Logo após a exibição de um vídeo sobre o trabalho da Força Aérea Brasileira, o Comandante da ALA 9, Brigadeiro Ricardo Campos, reforçou a importância histórica de paraenses na aviação nacional. Nomes como o Brigadeiro Eduardo Gomes, primeiro comandante da Força Aérea no Pará, e Júlio Cezar Ribeiro. Nascido no município de Acará, Júlio Cezar (que depois deu nome ao Aeroporto Internacional de Belém) foi quem inventou o balão dirigível.

“Para nós é um motivo de orgulho e agradecimento essa Sessão. A Força Aérea presta um serviço maravilhoso, humanitário e de integração da Amazônia Legal Brasileira aqui no Pará. E ficamos muito felizes de contribuir com a sociedade paraense”, pontuou o Comandante Ricardo Campos.

No final da Sessão, o deputado Raimundo Santos pediu ao comandante da Força Aérea no Pará que o acervo histórico da FAB no Estado pudesse ficar à disposição para futuras exposições na Assembleia Legislativa. “Tudo isso faz parte da nossa história e será uma honra poder a compartilhar”, destacou o deputado.

Origem do Dia do Aviador

No dia 23 de Outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont tornou-se o primeiro brasileiro a voar. A bordo do 14-Bis, sua criação, Dumont fez um voo no Campo Bagatelle, na França, que ficaria registrado como o início de uma grande revolução nos meios de transporte na terra: o avião.

A Lei nº 218, de 4 de Julho de 1936, decreta o dia 23 de Outubro como Dia do Aviador no Brasil, em homenagem ao primeiro voo feito na história e graças a um brasileiro. No dia 23 de Outubro, também se comemora o Dia da Força Aérea Brasileira.

Por Syanne Neno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Congresso de Adolescentes 2024 – Remanescentes Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém