Aconteceu, hoje (8), no Auditório João Batista, na Alepa, a Sessão Solene em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, após aprovação do requerimento nº 160/2019, de autoria do deputado Raimundo Santos, traduzida em libras, na íntegra, pela intérprete Ednusia Queiroz.
O autismo ainda é visto como uma doença, como um retardo, mas na verdade é uma forma diferente de viver, pois trata-se de um transtorno sério que compromete a capacidade de uma pessoa se relacionar com o mundo. Por isso, quanto mais cedo o diagnóstico, mais precocemente será incentivado o laço social, através de esclarecimentos com profissionais experientes na área.
Diversas autoridades e representantes de órgãos estiveram presentes, como a Sra. Cleide Teles, Presidente da APAN (Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Ananindeua, Sra. Regina Lopes, Diretora da Escola Bento XV, Dr Gilmar Pereira, vice-reitor da UFPA, Dra. Gisele Costa, representante da OAB-PA, professora Andreia Miranda, coordenadora do ACESSAR/UFRA, entre outros.
A professora e psicopedagoga Marilda Nunes que atravessou e baia para participar do evento como representante das mães de autistas, da cidade de Portel. Ela falou, muito feliz, da oportunidade que o deputado Raimundo Santos concedeu ao público, para tratar de um assunto tão importante e necessário, numa Casa de Leis e agradeceu o reconhecimento.
O evento contou ainda com a participação do Grupo de Equoterapia da Polícia Militar que fez apresentações de danças que deixaram os participantes emocionados. A dupla de mãe e filha, Cleide e Isabela Paiva, esta tem síndrome de down, apresentou uma apresentação de dança, em libras.
A Orquestra Inclusiva de Violoncelistas da EMUFPA, coordenada pelo professor e doutor Áureo Déo DeFreitas Júnior, fez uma emocionante apresentação, ratificando que, com o apoio da família é possível o autista se desenvolver e fazer acontecer.
O Lucas Quaresma, 25 anos, autista e formado em design de produtos, presenteou a Alepa com uma coleção de revistas em quadrinhos, desenhadas e escritas por ele. O desenho passou a fazer parte da rotina quando ele tina apenas 4 anos de idade.
“Mais uma vez eu quero parabenizar o deputado Raimundo Santos pela sensibilidade de ter abraçado essa causa. É uma Sessão Solene sobre conscientização da pessoa autista, que representa a voz e visibilidade para todas as pessoas. São esses tipos de ações e esses tipos de Sessões que nós estamos precisando dar a essas pessoas tão necessitadas”, avaliou a Dra. Elaine Castelo Branco, Promotora do Ministério Público, que defende a pessoa com deficiência.
“Os autistas presentes são merecedores de todas as nossas honras, homenagens e consideração. Cada um de vocês traz para esta Casa uma grande contribuição. A dignidade da pessoa humana tratada na Constituição Federal, a cidadania, são princípios fundamentais que não devem ficar restritos à letra do teor da nossa carta magna, assim como os direitos da criança e do adolescente estabelecidos no estatuto, eles também não devem ficar restritos ao ordenamento jurídico da nossa pátria. Se eles estabelecem o dever como prioridade absoluta do estado, o dever da sociedade, o dever da família, em relação ao tratamento com as crianças, mas é no dia a dia, é a própria sociedade que impulsiona o cumprimento da lei”. Concluiu o deputado Raimundo Santos, requerente da Sessão.
Houve entrega de Diplomas Honoríficos, aos presentes, em reconhecimento ao comprometimento, solidariedade e competência, demonstrados na defesa dos direitos e assistência às pessoas autistas.