O deputado Raimundo Santos (PSD) agradeceu hoje (3 de maio) ao governador Helder Barbalho, durante sessão plenária da Assembleia Legislativa (Alepa), pela sanção e promulgação da lei 9.543, que torna o distrito de Alter do Chão, em Santarém, patrimônio material e imaterial do Estado do Pará. A publicação da lei consta na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) de 29 de abril passado. O parlamentar foi o autor do projeto de lei 392/2021, que originou o reconhecimento público de forma oficial. A proposição já tinha sido aprovada na Alepa até a redação final no dia 5 de abril, de forma unânime, fato divulgado em diferentes veículos de comunicação.
“Quero agradecer a Sua Excelência, o governador do Estado, Helder barbalho, pela sanção do projeto de lei de minha autoria. Ao receber a sanção e a promulgação, deixou de ser projeto e passou a ser lei vigente”, disse ele. “Alter do Chão, historicamente e no turismo, em nível da nossa cultura em décadas, séculos, tem tido a sua notoriedade cada vez mais pujante internacionalmente”, observou na tribuna o parlamentar.
“Vejo com alegria a sanção, até porque tive a felicidade de nascer em Santarém, quando o meu pai, pastor Joaquim Santos, pastoreava a Assembleia de Deus pela região oeste, fundava igrejas ao longo do rio Tapajós, singrando as águas do rio, por Itaituba, por toda aquela região. Quando apresentei o projeto, verifiquei que faltava aqui no Pará esse resgate institucional, representando o reconhecimento dentro de um contexto histórico, cultural e turístico no âmbito do Estado. Então meus cumprimentos a toda a população de Alter do Chão”, afirmou Raimundo Santos.
Em seu pronunciamento, ele citou importantes destaques da mídia sobre a famosa vila praiana de Santarém, que tornou-se um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, sendo que no ano passado conquistou o Prêmio UPIS de melhor destino turístico no País pelas incomparáveis belezas naturais e atrativos como o curioso encontro das águas do rio Tapajós com a do rio Amazonas e a realização da concorrida festa popular Sairé.
A notoriedade internacional do “Caribe amazônico”, como a localidade passou também a ser conhecida, vem se fortalecendo há pelo menos dez anos por matérias nacionais e estrangeiras amplamente positivas, como do respeitado jornal inglês “The Guardian”.