Na última decisão da Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados, foi aprovado o Projeto de Lei 1990/23, de autoria do deputado Raimundo Santos (PSD-PA). Esse projeto estabelece o programa nacional de formação de campeões do breaking para os Jogos Olímpicos de 2024 e futuras edições.
O deputado destaca que, desde dezembro de 2020, o breaking é oficialmente uma modalidade olímpica nos Jogos de Paris 2024, de acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI). O objetivo principal do programa é impulsionar o esporte no Brasil, desenvolver atletas de alto nível, descobrir novos talentos e fomentar a inclusão social.
O programa nacional de incentivo ao breaking inclui a realização de competições, treinamento técnico para atletas, técnicos e juízes, estabelecimento de centros de treinamento e escolinhas, além da criação de bolsa-atleta para jovens talentos. O órgão competente do Poder Executivo será responsável pela implementação, coordenação e regulamentação do programa, com a possibilidade de parcerias com entidades públicas e privadas.
Raimundo Santos destaca a importância do breakdance como meio de recreação e competição, ressaltando que essa forma de dança já ajudou a afastar jovens do tráfico e da violência, oferecendo oportunidades nas periferias.
A proposta agora segue para análise das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.