Dia Nacional da Música Gospel segue para o Senado Federal
Proposta do deputado Raimundo Santos é aprovada na Câmara

Um dos projetos mais aguardados para votação no Congresso Nacional do deputado Raimundo Santos é o 3.090/2023, que institui o Dia Nacional da Música Gospel, tendo como relatora a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), a qual deu parecer favorável pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa. A redação final referente ao PL foi aprovada em 25 de junho na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e remetida para o Senado da República em 8 de julho.
A proposição, apresentada em 14 de junho do ano passado, fixa o dia 9 de junho como data comemorativa anual, em referência à data de nascimento da missionária, enfermeira, jornalista, poetisa, articulista e tradutora Frida Maria Strandberg Vingren (1841-1940), que criou mais de 20 hinos da Harpa Cristã, como o “Hino 126 – Bem Aventurança do Crente”. A Harpa Cristã é o hinário oficial das Assembleias de Deus, criada em 1922. Frida era casada com Gunnar Vingren (1879-1933), cofundador da Assembleia de Deus, igreja-mãe, em Belém do Pará, ao lado de Daniel Berg (1884-1963).
O surgimento do gospel no Brasil ocorreu no início do século passado e, nos últimos tempos, em especial a partir da pandemia do novo coronavírus, o gênero cresceu em popularidade no País como fator importante para a saúde mental. A proposta parlamentar tem o propósito de valorizar o estilo musical, artistas e a transmissão de mensagens cristãs evangélicas.