Projeto Amanhã: Capacitação Jovem e Desenvolvimento Regional Sustentável no Pará
Proposição garante iniciativa inédita para qualificação profissional na geração de emprego e renda
Com foco em criar oportunidades de trabalho com capacitação técnica profissional e consequente geração de renda beneficiando parcela significativa da juventude de municípios do Pará, o deputado federal Raimundo Santos (PSD-PA) apresentou em novembro requerimentos de indicação ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para a implementação do “Projeto Amanhã” por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
De acordo com a Codevasf, o Projeto Amanhã é um importante empreendimento social criado para capacitar jovens e inseri-los na sociedade e no mercado. A estratégia da iniciativa é o desenvolvimento gradativo de jovens na faixa etária entre 14 e 26 anos para que sejam protagonistas do próprio crescimento profissional em integração à atividade produtiva, a fim de contribuir economicamente na comunidade a que pertençam.
O Projeto Amanhã inclui nas atividades dias de campo, campanhas, seminários, oficinas, atividades de lazer e cultura, palestras educativas sobre ética, cidadania, autoestima e outros temas. No planejamento das ações, são levadas em consideração as demandas e as características do mercado, além das vocações e dos anseios dos jovens.
Com foco em áreas estratégicas como agroecologia, piscicultura, apicultura e ovinocaprinocultura, entre outras, a ideia básica é qualificar os jovens para atender demandas produtivas regionais, gerando oportunidades de emprego e renda. Com a iniciativa, aponta a proposição parlamentar, o objetivo é dar atenção especial atenção à capacitação e inclusão produtiva dos jovens, sobretudo daqueles residentes em áreas rurais e periféricas.
Desde sua criação, em 1993, o “Projeto Amanhã” tem se destacado como uma ferramenta essencial de promoção do desenvolvimento regional sustentável, oferecendo capacitação técnica e profissional. A iniciativa, uma vez implementada, reflete-se em impacto direto no fortalecimento da economia local, proporcionando benefícios duradouros para toda a comunidade e contribuindo para a consolidação de uma economia mais inclusiva.