A marca histórica de 112 anos de fundação da Assembleia de Deus e o projeto social e espiritual da igreja, denominado “Impacto Humanitário do Marajó”, foram destacados no pronunciamento do deputado Raimundo Santos (PSD-PA) na tribuna do Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados em sessão ocorrida na terça-feira (13).
O aniversário da Igreja-Mãe da proeminente denominação religiosa já vem sendo festejado de forma prévia com várias homenagens, como na tradicional sessão solene da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), instituída por meio do decreto nº 12 de 2014 e que precede o Dia das Assembleias de Deus no âmbito do Estado, comemorado em 18 de junho por meio da lei 5.675, de 8 de novembro de 1991.
A solenidade na Alepa, com a entrega da “Medalha do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren”, voltada a personalidades e entidades que fazem a diferença em trabalhos evangelísticos na sociedade, além da data comemorativa oficial, foram iniciativas do deputado e missionário Raimundo Santos entre mais de dez leis que ele criou e que tornam a Assembleia de Deus a mais agraciada de todas as legislaturas do Parlamento paraense.
Com a presença do parlamentar, a programação no Arquipélago do Marajó, realizada no fim de semana passado, mobilizou novamente força-tarefa com mais de 1.000 voluntários assembleianos distribuídos em múltiplas ações sociais para o fortalecimento da cidadania do município de Melgaço, classificado no Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como o de mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País. Na localidade, foi inaugurada a Base Humanitária para atendimento social permanente com a disponibilidade de variados serviços importantes para a população.
Nessa edição de 2023 na região marajoara, liderada pelo presidente da Assembleia de Deus de Belém, pastor Samuel Câmara, juntamente com o pastor Philipe Câmara, do Templo Central, o projeto incluiu a localidade de Portel, onde o deputado Raimundo Santos foi agraciado com o título de “Cidadão Benemérito” do município, outorgado pela Câmara de Vereadores, presidida por Charles Gonçalves da Costa. O diploma foi entregue pelos parlamentares Van Damme e Milton Nunes.
No Marajó, as atividades de evangelização do Impacto Humanitário repetiram o pleno êxito conquistado no primeiro grande evento inicial, em 2022, com maior relevância para os muitos momentos de orações, louvores e graças alcançadas por meio do Espírito Santo.
Todas as fotos de autoria: Ozéas Santos (AID/Alepa)