Deputado quer paraense como ‘Patrono do Esporte Olímpico Brasileiro’
Parlamentar apresentou PL para consagrar Guilherme Paraense, atleta que conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil em Jogos
O deputado Raimundo Santos (PSD-PA) apresentou o projeto de lei 723/2024 para fazer mais que um resgate histórico, mas justiça com a memória esportiva nacional. Com a proposição, ele quer tornar o primeiro atleta brasileiro a conquistar medalha de ouro em Olimpíada, Guilherme Paraense, nascido em Belém em 25 de junho de 1884, o “Patrono do Esporte Olímpico Brasileiro”.
O parlamentar narra em sua justificação a impressionante aventura na viagem do medalhista e a equipe que compôs, a de tiro esportivo, incluindo o roubo de material, até a conquista histórica na Antuérpia, na Bélgica, com armas emprestadas por norte-americanos.
Se em Belém a importância de Guilherme Paraense foi reconhecida ao dar nome à Arena Mangueirinho em 21 de outubro de 2016, o mesmo não ocorre até agora em nível nacional.
Um parente do atleta chegou a escrever que ele só é lembrado “de quatro em quatro anos, e em canto de página”, referindo-se ao período de realização dos Jogos Olímpicos, como agora em 2024, com as disputas na França, que ocorrem em Paris no período 26 de julho e 11 de agosto.
O ano em curso, por sinal, marca os 104 anos da conquista da medalha de ouro e o 140º aniversário de Guilherme Paraense, que quando disparou o tiro certeiro na prova de pistola rápida no dia 3 de agosto de 1920 tinha 36 anos. Detalhe: ele também foi prata em pistola livre.