
Trabalho do deputado em favor das tradições da instituição é reconhecido pelo 4º DN em comemoração ao Dia do Marinheiro

“Com muita honra e alegria, fui convidado a receber a distinta homenagem da eminente e prestigiada Marinha do Brasil, por meio do nosso valoroso 4º Distrito Naval, tão bem administrado por seu comandante, o vice-almirante Valter Citavicius Filho”, disse Raimundo Santos.
“Particularmente, fico imensamente grato pela honraria – uma das maiores de minha vida pública – e pelo trabalho reconhecido, pelo qual não me cansarei em elevar o nome da Marinha ao ponto mais alto que ela merece, sobretudo valor institucional imensurável e importância nacional”, prometeu o deputado. A medalha foi conferida a ele por meio da portaria n°. 314, de 27 de outubro de 2020, do Comando da Marinha, em Brasília, publicada no Diário Oficial da União (DOU).
SÍMBOLO
A medalha Mérito Tamandaré da Marinha do Brasil é uma congratulação institucional de reconhecimento destinada a cidadãos civis e também a militares que desenvolvem ação contínua, de comprovada eficácia e de destaque em favor das atividades marítimas e do bom nome da Força. Na edição dessa sexta-feira, a distinção foi outorgada a sete civis e quinze militares. A cada ano, a data de 13 de dezembro, comemorada como a do Dia do Marinheiro, marca exatamente o nascimento de Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha, fundada em 1822 e, portanto, há quase dois séculos.
De acordo com a Marinha, Tamandaré é considerado um dos brasileiros patriotas que “ajudou a resguardar o Império da desagregação, manteve a disciplina na Força e contribuiu para a concórdia e paz no País”.
A programação em Belém, presidida pelo comandante do 4º DN, vice-almirante Valter Citavicius Filho, teve entrada ao vivo por vídeo em solenidade realizada no Rio de Janeiro com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, o ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva, e o comandante da Marinha do Brasil, almirante de esquadra Ilques Barbosa Junior.