Deputado Sugere Núcleos de Atenção ao Autismo em Municípios do Pará
Requerimentos foram encaminhados ao Ministério da Saúde para favorecer municípios
Durante o mês de outubro, o deputado federal Raimundo Santos encaminhou requerimentos de indicação ao Ministério da Saúde sugerindo a implementação do Núcleo de Atenção à Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos municípios do Pará. O parlamentar pretende solicitar à pasta, conduzida atualmente pela médica Nísia Trindade, a instalação de unidades em todas as localidades do Estado. Ele entende que há crescente demanda por atendimento especializado e multidisciplinar para esse grupo social.
Com diversas iniciativas no âmbito da saúde, o representante paraense no Congresso Nacional informa nas proposições que o TEA afeta um número significativo de crianças e adolescentes no Brasil, informando que uma em cada 54 crianças apresente as alterações no desenvolvimento neurológico, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“No entanto, o acesso a diagnósticos precoces e intervenções adequadas ainda é limitado em muitos municípios, especialmente nas áreas mais distantes dos grandes centros urbanos. O núcleo proposto proporcionará avaliação, diagnóstico e acompanhamento especializado, atendendo à urgente necessidade de descentralizar o atendimento e aproximar os cuidados das comunidades, evitando deslocamentos longos e onerosos”, explicou o deputado. Ele tem como base nota técnica do próprio Ministério da Saúde sobre o fluxo da demanda e a carência para o atendimento geral.
“Essa iniciativa será fundamental para reduzir as desigualdades no acesso à saúde e melhorar a qualidade de vida dessas crianças e adolescentes, garantindo o direito constitucional ao acesso à saúde de forma universal e integral”, destacou Raimundo Santos.