O Serviço de Fissurados da Santa Casa de Misericórdia do Pará promoveu no dia 6 de agosto, na Praça da República, programação especial para comemorar o Dia Estadual do Fissurado Labiopalatal, instituído pela Lei 8.619, de 24 de abril de 2018, originária do projeto de lei 125 /2017 do deputado federal Raimundo Santos (PSD-PA). A data festiva anual, que consta no calendário oficial do Pará, é exatamente 6 de agosto.
O parlamentar, apoiador do evento, também é o autor do projeto de decreto legislativo 22 /2019, que criou a Semana de Educação, Conscientização e Atenção à Dignidade do Fissurado Labiopalatal, tornando-se na Lei nº 1, de 3 de março de 2021 na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Na Câmara dos Deputados, o congressista apresentou o projeto de lei nº 1326/2023, propondo que casos de anomalias congênitas, como a fissura labiopalatina, tenham garantidos orientação e tratamento no serviço público de saúde durante a gravidez e após o nascimento.
Composto por Equipe Multiprofissional coordenada pela fonoaudióloga Déborah Costa, o Serviço de Fissurados da Santa Casa realizou o grande evento em parceria com Associação Sorrisos Largos, Organização Não Governamental (Ong) Smile Train, FaFamazonCentrais de Abastecimento do Pará (Ceasa-PA), entre outras, contando com a presença de pacientes, familiares e apoiadores da causa.
Na ocasião, o presidente da Ceasa/PA, Raimundo Santos Júnior, apresentou os projetos Banco de Alimentos e Cozinha Escola e fez a entrega de 30 cestas de alimentos a famílias carentes. O evento da Santa Casa teve a apresentação da Banda FB Mania e Ministério El Shaday.
A coordenadora da Equipe Multidisciplinar do Serviço de Fissurados do hospital, Déborah Costa, explicou que desde a aprovação da lei que instituiu o Dia Estadual do Fissurado Labiopalatal são realizadas atividades comemorativas para chamar a atenção da sociedade para a causa.
Ela informou que o momento também serviu para festejar o primeiro ano do novo ambulatório de pediatria, instalado em um andar todo estruturado para, segundo afirmou, “oferecer aos pacientes assistência efetiva e de qualidade”.